Você já parou para pensar sobre o que é embalagem e como esse item é fundamental para os produtos? Porque não se trata apenas de aparência e beleza, mas sua principal função é proteger com eficiência o item que está sendo vendido.
É por meio dela que um consumidor terá o contato inicial com o seu produto. Por isso, na embalagem é importante conter as principais características em informações sobre ele.
Desta forma, a missão de uma embalagem é ajudar a convencer o consumidor para adquirir ou não o produto que está consultando.
Portanto, fatores como a cor, o design, formato e tamanho de uma embalagem precisam ser considerados na hora do desenvolvimento dela.
É preciso pensar em como esta irá apresentar o produto ao seu público. Além disso, o transporte do produto no interior da embalagem, o fácil manuseio e os diferenciais que ela apresenta ao consumidor também contam muito.
E para auxiliar a entender mais sobre o que é embalagem e sua importância, preparamos este artigo explicando tudo sobre o assunto e os principais tipos existentes no mercado. Então, aproveite a leitura!
O que é embalagem?
Em primeiro lugar, vamos entender mais sobre o conceito de o que é embalagem. Trata-se de um recipiente destinado a armazenar um determinado produto que é vendido.
A embalagem serve para proteger e garantir a vida útil do item armazenado, facilitando a distribuição e venda do mesmo.
Porque sem ela, dificilmente produtos como medicamentos, cosméticos e alimentos, por exemplo, conseguiriam ser distribuídos.
Mas além de sua função de segurança, a embalagem também virou uma estratégia para atrair o consumidor e divulgar uma marca.
Porque uma embalagem precisa ser aceita pelo público. Caso contrário, ela o afasta antes mesmo que ele conheça qual produto está sendo vendido.
E com um mercado competitivo, é preciso pensar muito bem em como fazer a atração dos consumidores. Para isso vale apostar na aparência, no design das embalagens, em sua praticidade ou mesmo na sustentabilidade, com modelos reaproveitáveis.
Mas para uma estratégia mais assertiva, é preciso não somente saber o que é embalagem, como também a diferença dos tipos existentes e que estão à disposição no mercado.
Veja nos próximos tópicos mais detalhes sobre os tipos de embalagens:
Tipos de embalagens
Existe uma diferença entre o que é embalagem em relação aos tipos existentes. Elas podem ser classificadas de acordo com suas funções e materiais. A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma dessas categorias.
Quanto à sua função
Com relação à sua função, as embalagens são classificadas como:
- Primárias: são aquelas embalagens que estão em contato direto com o produto. Podemos usar como exemplo um condicionador ou uma garrafa de refrigerante.
- Secundárias: neste caso, são as embalagens que envolvem uma ou mais do tipo primário. A caixa que envolve um saco plástico com cereais é um ótimo exemplo..
- Terciárias: já as embalagens terciárias envolvem diversas outras embalagens, do tipo primárias e secundárias. O objetivo é facilitar a condução e o depósito do produto. Um exemplo disso é a caixa de papelão que protege a embalagem secundária da pasta de dentes.
- Quaternárias: as embalagens quaternárias são utilizadas principalmente para o transporte de grandes quantidades do produto. Os paletes que carregam várias caixas de papelão são uma delas.
- Quinto Nível: este tipo de embalagem é envolvida no transporte em longas distâncias, como é o caso de contêineres utilizados em remessas internacionais.
Quanto a seus diferentes materiais
Mas além da função, as embalagens também se diferenciam devido ao material que são feitas. Veja os tipos.
Madeira
Por ser um dos primeiros materiais usados na fabricação de embalagens, a madeira ainda é muito usada atualmente. Ela é escolhida para as embalagens que transportam grandes quantidades de produtos, como os caixotes de frutas, por exemplo.
Papelão ou papel
Por outro lado, as embalagens feitas com papel ou papelão são muito utilizadas por causa de sua versatilidade, adaptação aos formatos e possibilidade de reciclagem.
Geralmente, o papel pode ser utilizado para fabricar embalagens como caixas, sacolas, envelopes, fardos, entre outros exemplos.
Vidro
Mesmo que seja considerado um material mais frágil, o vidro é uma ótima opção para embalagens de produtos líquidos, úmidos ou pastosos. Principalmente quando a ideia é expor o conteúdo da embalagem para os consumidores.
Alumínio
O alumínio é ideal para usar em embalagens para conservar os produtos que necessitam de ser protegidos da umidade e da luz. O material também ajuda no aquecimento e resfriamento do produto, sendo muito usado por produtores de bebidas e alimentos.
Isopor
As embalagens de isopor se mostram muito eficientes no armazenamento e no transporte de alimentos frescos. Porque este material tem uma excelente propriedade de isopor conservar a temperatura dos alimentos.
Tetra Pak
Ela é a principal embalagem usada na indústria de laticínios e bebidas. O Tetra Pak é feito com papel-cartão, polietileno e folha de alumínio, que ajudam na conservação dos produtos.
Plástico
Por fim, o plástico é um dos materiais mais usados na fabricação de embalagens, por causa de sua fácil adaptação, adquirindo diversos tamanhos e formatos. Assim, as embalagens de plástico podem armazenar a maioria dos produtos.
Por que investir em embalagens personalizadas?
Usar embalagens personalizadas é uma tendência que contribui para a melhor distribuição de uma marca.
Quem optar por fazer embalagens personalizadas vai entregar um serviço de qualidade para o consumidor.
Por meio de uma assessoria de desenvolvimento, você consegue escolher o melhor o design, o material e os acabamentos, com quem é especialista no assunto.
Conclusão
Neste artigo você viu mais detalhes sobre o que é embalagem, seus diferentes tipos e qual a importância de investir nesse produto para a venda de itens.
A Itali oferece soluções inteligentes em embalagens plásticas para o seu produto chegar da melhor forma ao consumidor final, destacando-se na venda.
Disponibilizamos aos nossos clientes serviços em projetos únicos, para personalizar o design, as cores e com linhas especiais, agregando valor aos produtos e gerando diferencial competitivo, com Marketing Visual para o público-alvo de seu nicho de mercado.
Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços. Entre em contato conosco e garanta as melhores embalagens plásticas para os seus produtos!