Português PT Español ES
Português PT Español ES
Aprender como esterilizar plastico é uma forma útil para reaproveitar embalagens.

Como esterilizar plástico: aprenda boas técnicas de higienização

Uma das melhores maneiras de ajudar o meio ambiente é reutilizando embalagens. Nesse sentido, saber como esterilizar plástico é essencial. Afinal, conhecer boas técnicas de higienização vai te ajudar a reaproveitar o material.

Frequentemente, a melhor maneira de incentivar, para si mesmo, a reutilização de plástico, é adquirindo frascos e tampas personalizadas. Isso porque, por se tratar de materiais mais bonitos, feitos sob medida para você, é mais fácil ter vontade de usá-los outras vezes.

Sendo assim, você precisa aprender como esterilizar plástico. Por exemplo, ao optar pelo uso de frascos pet multiuso, após utilizá-los para determinado fim, você pode higienizá-los e, então, usá-los para outro. Logo, você contribui para o consumo consciente. 

Abaixo, a equipe de especialistas da Itali separou alguns tópicos importantes sobre como esterilizar plástico. Seja a importância da esterilização, tipos de embalagens que podem ser reutilizadas e os produtos recomendados para a higienização do material e mais.

Entenda a importância da esterilização

Você conhece a importância da esterilização? A princípio, trata-se de um procedimento que visa higienizar as embalagens plásticas para a sua posterior utilização. Portanto, é de extrema importância para conservar bem os novos produtos e eliminar resíduos antigos.

O plástico é um dos materiais mais fáceis de esterilizar. Você pode fazê-lo com água e sabão em abundância. Se preferir, ainda pode usar produtos próprios para esse fim. Mesmo assim, não é complicado e você pode fazer em casa!

A esterilização mostrou, cada vez mais, sua importância, durante a pandemia de COVID-19. 

Afinal, inúmeros protocolos sanitários passaram a ser implementados para a eliminação completa de vírus e bactérias. Entre esses, está a obrigatoriedade de esterilização de embalagens.

Do mesmo modo, ao esterilizar uma embalagem plástica, você garante a durabilidade dos produtos que serão armazenados e, também, dos próprios frascos

Quais embalagens podem ser reutilizadas? 

De forma geral, inúmeras embalagens podem ser reutilizadas. Sempre, é claro, respeitando todos os protocolos de higienização. Dessa forma, entre as mais comuns, nossa equipe de especialistas destaca:

  • Embalagens plásticas produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET;
  • Embalagens de papel;
  • Frascos de vidro;
  • Recipientes de metal.

Neste post, como estamos falando sobre como esterilizar plástico e, por consequência, falando sobre embalagens produzidas a partir desse material. É importante ressaltar que quase todos os frascos plásticos podem ser reutilizados.

São exceções as embalagens de celofane e, também, as embalagens plásticas metalizadas. Por exemplo: sachês de molho de tomate, sachês de condimentos e outros que possuem a mesma característica.

Ao descobrir como esterilizar plastico, você pode usar várias embalagens.

Entenda quais são os produtos que podem servir para esterilizar plástico

A princípio, como citamos anteriormente, o plástico é um material relativamente simples de ser esterilizado. De forma geral, você pode fazer o procedimento utilizando água e sabão. Se deseja uma higienização mais “caprichada”, também pode recorrer a outros produtos.

Detergentes bactericidas, álcool 70%, água sanitária e solução alvejante com cloro são os principais produtos utilizados para este fim. Entretanto, você também pode recorrer ao micro-ondas e à lâmpada UV para fazer o processo de esterilização

Não é recomendada a utilização de nenhum outro produto para a esterilização das embalagens plásticas da sua casa. Isso porque, algumas podem prejudicar a resistência dos frascos ou, ainda, contaminá-los de forma permanente.

Então, se decidir esterilizar plástico, não se esqueça de tomar cuidado. Além de, é claro, manusear todos os produtos utilizados de forma consciente, para preservar a sua segurança e integridade física.  

Veja o passo a passo de como esterilizar plástico

Abaixo, a equipe da Itali, empresa especializada no processo de transformação de termoplásticos há quase meio século, preparou um passo a passo sobre como esterilizar plástico da forma correta. Assim, você não errará na hora de fazê-lo!

Lave tudo com água e sabão

Em primeiro lugar, sempre que for esterilizar materiais plásticos, dê preferência ao uso de água e sabão. Lave tudo com abundância e, depois, utilize uma bucha para fazer a higienização dos “cantinhos”.

Caso você ache necessário, utilize água quente durante esse processo. Por conta da alta temperatura, as bactérias e vírus tendem a morrer

Além disso, caso algum resíduo fique “grudado” na embalagem, você conseguirá tirá-lo com mais facilidade com uso de água quente.

Por último, faça um novo enxágue e certifique-se de que o plástico ficou limpo e está quase pronto para o novo uso. Caso tudo esteja em ordem, é hora de ir para o próximo passo de como esterilizar plástico.

como esterilizar plastico ajuda você a aproveitar bons frascos.

Coloque o item em uma solução 

Depois de lavar bem a embalagem, pode ser interessante colocá-la em uma solução. Aqui, você pode utilizar qualquer um dos produtos mencionados anteriormente, próprios para esse tipo de higienização.

É importante que, depois de deixar o plástico no álcool durante um período de tempo, você enxágue-o novamente antes de utilizá-lo. Dessa forma, você garante que o novo produto a ser inserido no frasco terá boa durabilidade.

Caso você sinta necessidade, pode colocá-lo em uma nova solução, também. Por exemplo: tire o plástico da solução com álcool e coloque-o em um balde com água sanitária. Em seguida, lave-o bem, seque-o e, pronto: ele estará perfeito para uso.

Em busca de embalagens plásticas de qualidade? Conte com a Itali! 

Está procurando embalagens plásticas de qualidade para armazenar os seus cosméticos e produtos de higiene pessoal, em geral? Conte com o selo de qualidade dos produtos da Itali!

Começamos como fabricantes de moldes na década de 70 e, atualmente, nosso maior nicho de mercado está direcionado ao ramo de Embalagens Plásticas. Expedimos, diariamente, embalagens plásticas com um custo logístico extremamente competitivo.

Além disso, ao longo de quase cinquenta anos no mercado, conquistamos parceiros sólidos e confiáveis em transporte de mercadorias. 

A venda direta na Itali acontece de duas maneiras: a primeira, por meio de seu comercial interno, altamente treinado e capacitado tecnicamente em desenvolvimento e fornecimento de embalagens plásticas. A segunda, através de escritórios de representação.

Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços e surpreenda-se com o nosso elevado padrão de qualidade, garantido em todas as nossas entregas! Depois de conhecer os produtos Itali, você não vai querer comprar embalagens com outras marcas!

Gostou deste Artigo?

Compartilhar em facebook
Compartilhe no Facebokk
Compartilhar em twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar em pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu Comentário

Newsletter Itali

Cadastre-se e receba novidades exclusivas