Português PT Español ES
Português PT Español ES
Na imagem, garrafas de plástico sendo produzidas em uma fábrica.

Fábrica de embalagens plásticas: veja como funciona

Você sabe como funciona uma fábrica de embalagens plásticas? Este é um dos setores industriais com grande índice de crescimento, com 6,8% 2021, de acordo com a  Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

Um dos grandes motivos é que diversos outros segmentos industriais necessitam de boas embalagens para os seus produtos, com modelos que atendem a diferentes necessidades

E as embalagens estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano. Nos refrigerantes, cosméticos, higiene pessoal, água mineral, etc. 

Portanto, a fábrica de embalagens plásticas tem um importante papel na indústria. Mas como funciona uma? Se você quer saber mais sobre este assunto, então continue conosco e leia este artigo até o final. Boa leitura!

O que é uma fábrica de embalagens plásticas

Como informa o próprio nome, uma fábrica de embalagens plásticas produz embalagens com material plástico, em diferentes tamanhos e formatos. 

As embalagens apresentam diferentes modelos e tamanhos, para atender específicas necessidades dos produtos que armazenam. 

Por isso, o nicho de produção de embalagens tem se destacado, com produções de pequena ou grande quantidade. 

De modo geral, uma fábrica de embalagens busca aperfeiçoar a demanda, sejam de frascos e tampas, para que atenda as necessidades de seus consumidores, garantindo a boa conservação do produto, facilidade de manuseio e segurança.

E as embalagens são produtos necessários em diversos ramos no mercado, desde a alimentação até o setor automotivo. Por isso as fábricas realizam um serviço essencial para a cadeia produtiva. 

Como ela funciona?

As embalagens plásticas, especialmente feitas em PET, estão em vários locais. Nas lanchonetes, supermercados, produtos químicos, de higiene, etc. 

E a sua capacidade de reciclagem também beneficia o setor de artesanato e fabricação de itens, como vassouras, por exemplo. 

Com o início da aplicação na indústria têxtil brasileira, a partir dos anos 90, a produção de garrafas plásticas, para substituir o vidro na indústria de bebidas, teve um crescimento.

E o processo de fabricação das embalagens, e também das tampas, envolve diferentes etapas, assim como a fabricação de qualquer produto.

A primeira delas é a moldagem da matéria-prima, quando o plástico é derretido para adquirir o formato desejado. 

Depois, este material é levado para aquecimento, em temperatura média de 100 º C. E máquinas específicas realizam este processo, para facilitar a moldagem da embalagem plástica.  

Posteriormente, acontece o processo de vedação, onde os rótulos das embalagens são inseridos. E antes, a moldagem, escolha de cor e design também foram realizados.

Fábrica de embalagens para cosméticos

Além do setor de alimentos e bebidas, outra grande demanda da fábrica de embalagens plásticas são os cosméticos e a perfumaria. 

Porque esses produtos também precisam de embalagens que ofereçam proteção e manipulação segura

Além disso, os frascos para cosméticos são excelentes para comunicação visual com os clientes, que são atraídos pelos formatos e designs das embalagens.

Ou seja, além de ajudar na conservação das propriedades dos cosméticos, as embalagens também funcionam como belos itens decorativos para o seu quarto ou banheiro. 

Por isso, há marcas de perfume que tem um público-alvo somente pela embalagem e pelo formato do frasco, independente da fragrância que ela armazena. 

Além da segurança, as embalagens plásticas para cosméticos também são uma boa estratégia de divulgação de uma marca. 

Vantagens de se investir na fábrica de embalagens plásticas

Buscar uma fábrica de embalagens plásticas é algo vantajoso para uma empresa que quer conquistar clientes e divulgar sua marca. 

Entre as principais vantagens estão:

  • bom custo-benefício;
  • fácil propaganda para a marca;
  • embalagens que podem ser personalizadas;
  • durabilidade;
  • ótimo potencial de conservação;
  • é reciclável;
  • empresas podem investir em sustentabilidade;
  • customização;
  • pode ser usado para campanhas especiais;
  • tem manipulação segura;
  • tampas com bom poder de conservação;
  • são acessórios que divulgam a marca;
  • refis de produtos cosméticos;
  • design diferenciado e que atrai os clientes. 

E não apenas a embalagem tem esse potencial, mas as tampas usadas nelas são ótimas para a marca que procura um bom posicionamento no mercado. 

Isso pode ser exemplificado com marcas que investem em estampas colecionáveis. E isso é excelente para uma fábrica de embalagens plásticas, que tem estrutura necessária para atender esta demanda.

Fábrica de embalagens plásticas é ideal para criar o produto

Com base no tópico anterior, é possível entender como investir na fábrica de embalagens plásticas é ideal para o seu negócio.

Porque a tarefa de como criar uma embalagem não é tão simples para ser colocada em prática. Então, ter a ajuda de profissionais especializados na criação de embalagens personalizadas é fundamental. 

E buscando uma empresa especialista para a produção de suas embalagens, você garante frascos para os seus produtos de forma bem eficaz, se o objetivo é conseguir melhores resultados e boas vendas no mercado. 

Por fim, se o seu objetivo é melhorar o desempenho de suas ações de marketing e conseguir boas vendas, torne esse caminho mais prático ao criar embalagens perfeitas para os seus produtos, buscando uma fábrica de embalagens plásticas. 

Itali, a sua fábrica de embalagens plásticas

A Itali trabalha na fabricação de embalagens personalizadas, para que sua mercadoria chegue de forma atrativa e eficiente no mercado, chamando a atenção de seus consumidores. 

E aqui, usamos resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo também o cuidado com o meio ambiente no desenvolvimento de embalagens plásticas. 

Temos o cuidado de fazer nosso próprio  reaproveitamento de materiais, assim como uma parceria com empresas de assessoria e consultoria na área ambiental. 

A Itali é uma empresa especializada no processo de transformação de termoplásticos a quase meio século. Começamos como fabricantes de moldes na década de 70 e atualmente nosso maior nicho de mercado esta direcionado ao ramo de Embalagens Plásticas.

Acesse o nosso site e conheça todas as nossas opções de embalagens, frascos e tampas para apresentar o seu produto no mercado! 

Gostou das nossas dicas sobre como criar embalagens? Então continue acompanhando o blog da Itali, que apresenta as novidades e muitos conteúdos sobre o mundo das embalagens e tampas para diversos produtos. 

Gostou deste Artigo?

Compartilhar em facebook
Compartilhe no Facebokk
Compartilhar em twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar em pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu Comentário

Newsletter Itali

Cadastre-se e receba novidades exclusivas