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na foto, produtos cosméticos

Mercado de cosméticos: veja as tendências do segmento

O mercado de cosméticos está em constante crescente no Brasil. Nos últimos anos, o setor foi um dos que mais se destacou. E em 2020 e 2021, mesmo em um cenário de pandemia, conseguiu bons índices de vendas

Desta forma, o mercado se firmou como um dos mais promissores, não apenas no Brasil, mas em escala global. 

Com isso, a expectativa é que mais oportunidades surjam para as empresas, sejam eles grandes marcas ou que trabalham em um segmento específico. 

Em ambos os casos, há um trabalho de engajamento e reconhecimento no mercado, sempre com o objetivo de acompanhar as transformações na sociedade  em relação ao consumo.

E a ideia é buscar produtos mais naturais, com embalagens personalizadas e que se comuniquem de forma direta com o consumidor. 

Quer saber mais sobre o crescimento do mercado de cosméticos? Então continue a leitura!

O crescimento do mercado de cosméticos no Brasil

A ampliação no mercado de cosméticos foi bem visível no Brasil. De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor teve uma alta de 5,7% em vendas nos primeiros quatro meses de 2021. 

Um dos destaques dessa relação foi o setor de perfumaria, que alcançou 22% das vendas no total. Os perfumes femininos foram os que mais venderam, com 26% de produtos comercializados, superior aos 15% dos produtos masculinos. 

E os produtos de higiene pessoal também seguiram em alta. Segundo o levantamento, no início de 2021, o setor fechou o primeiro quadrimestre com 11,4% a mais em suas vendas. 

Produtos que mais se destacam

Como podemos observar, ambos os exemplos do tópico anterior se enquadram entre os produtos que mais se destacaram no mercado de cosméticos. 

Os produtos para banho ganharam um reforço devido aos cuidados com a higiene pessoal, que foram reforçados para combater a transmissão da Covid-19. 

Acompanhe abaixo quais foram os produtos que tiveram alta no mercado de cosméticos no país. 

Produtos para banho

Os produtos para banho foram o maior destaque na alta de vendas no mercado brasileiro de cosméticos. 

De janeiro a abril de 2021, a categoria de sabonetes apresentou a maior porcentagem de vendas, com 23%. Já os shampoos tiveram uma ampliação de 2% e o condicionador atingiu +1%.

Em todos os dados, a  comparação foi em relação às vendas feitas no mesmo período de 2020. 

Produtos para a pele

Os produtos para a pele também estão entre os mais procurados pelos consumidores. 

Dados da empresa Nielsen, especializada em cosméticos, mostraram que a categoria obteve vendas superiores a 75%, se comparado com dados registrados em 2020. 

Produtos usados para skin care, para fazer limpeza e melhorar a aparência da pele do rosto, se tornaram uma grande tendência. 

Produtos para a barba

Os cuidados com a barba também roubam a cena no mercado de cosméticos. O setor de barbearia 

O varejo de cosméticos dos produtos do segmento masculino teve um aumento de 30% nos produtos específicos para a barba. Mas não apenas para ela, como também para a pele do rosto e o cabelo, que complementam o visual. 

Perfumaria

Os perfumes são um grande carro-chefe no mercado de cosméticos. Em 2021, a alta de vendas destes produtos foi de 22%, de acordo com a ABIHPEC. 

Ainda de acordo com estes dados do Painel de Dados de Mercado da associação, a perfumaria teve um aumento de 5,7% em vendas com o seu preço de fábrica.  

E isso está muito relacionado à cultura brasileira se perfumar como ato de promoção de bem-estar e autocuidado, que ajuda a aumentar a confiança e autoestima. 

Produtos para cabelos

Além da perfumaria, os produtos para cabelo tiveram boas vendas em 2021. No período inicial de 4 meses do ano, eles representaram 26,9% de vendas no total.

O público feminino sempre está em alta no mercado de cosméticos e nessa categoria não foi diferente.

Mas esta não é uma tendência nova, porque desde 2017, a previsão de alta em cosméticos para cabelos já era prevista no mercado. 

E a previsão é que os números continuem em crescente nos próximos anos, com os consumidores cada vez mais interessados em investir nos cuidados para a beleza e saúde dos cabelos.

Maquiagem

O hábito de comprar maquiagem também ganhou força nos últimos anos no Brasil. E na pandemia, isso não enfraqueceu, mesmo que as pessoas não tivessem cinemas ou passeios. 

A busca por hobbies e bem estar em casa contribuiu para que a maquiagem ganhasse um protagonismo nisso, ganhando destaque nas videoconferências e redes sociais. 

O resultado foi um aumento de 6% de consumo nos produtos desta categoria. E com a flexibilização e volta de eventos em várias cidades, a expectativa é que os números continuem aumentando em 2022. 

A importância de investir em embalagens para cosméticos

Investir em embalagens é importante para o mercado de cosméticos. Porque ela é a primeira ferramenta que se comunica com o consumidor, o conquistando e ajudando a convencê-lo para a compra. 

Como conhecemos no ditado popular, a primeira impressão é a que fica. E quando um produto cosmético apresenta uma embalagem com design interessante, de fácil uso e boa aparência, costuma agradar aos olhos dos clientes. 

Mas além de conquistar pela beleza e funcionalidade, a embalagem também é importante para proteger o produto e garantir a sua vida útil. 

Outro ponto importante é que a embalagem contém informações importantes sobre o produto, para que os consumidores o conheçam e entendam a sua função, criando uma conexão com a marca. 

Conclusão

O mercado de cosméticos tem grande potencial para vendas e por isso, é cada vez mais concorrido. E uma boa embalagem faz toda a diferença!

Porque para garantir bons resultados, é necessário unir a personalidade da empresa com elementos diferenciados, para que os consumidores escolham os seus produtos e lembrem da marca. 

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E vale ressaltar que usamos somente resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo também o cuidado com o meio ambiente, aliada a uma parceria com empresas de assessoria e consultoria na área ambiental. 

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