O mercado pet no Brasil nadou contra a corrente da crise econômica em virtude da pandemia e registrou um crescimento de 13,5% em 2020. Com isso, o país ocupa a terceira posição do ranking mundial do segmento.
Mas esse crescimento vem acontecendo desde antes da quarentena. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), em 2018 foram contabilizados nos lares brasileiros 139,3 milhões de animais de estimação, incluindo cães, aves, gatos, peixes, répteis e pequenos mamíferos.
Já em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, apresentaram dados da consulta feita pelo IBGE, neste período.
Esses dados foram divulgados em 2019 e mostram o reflexo de como esse segmento se destaca no Brasil, gerando emprego e renda.
O que contribuiu para o crescimento do mercado pet?
A pandemia impulsionou os resultados do mercado pet, pois o setor foi incluído no comércio essencial, ou seja, que puderam ter seus estabelecimentos funcionando, mesmo com o fechamento do comércio, na fase de restrição ao isolamento.
Com as pessoas passaram a ficar mais em casa, devido a adoção do modo de trabalho home office em muitas empresas, mais animais foram adotados. E quem já tinha animaizinhos de estimação passou mais tempo com eles
Assim, os cuidados também cresceram, e não apenas na saúde e higiene mas no consumo de acessórios, alimentos e brinquedos, muito oferecidos para distrair os pets enquanto se está em uma reunião online, por exemplo.
O mundo online também ajudou no crescimento do mercado pet. Assim, e-commerces ampliaram o atendimento pela internet, o que resultou no aumento das vendas.
Assim como empresas físicas, que viram nas redes sociais uma alternativa para se aproximar dos clientes e continuar o seu negócio. E igualmente, também registraram lucros.
Pet cosméticos
Quem trabalha com pet shop certamente percebe que os pet cosméticos estão entre as mercadorias mais vendidas, atraindo mais clientes que querem investir na beleza e higiene dos seus amiguinhos.
Por isso, é muito importante que eles não estejam em falta nas prateleiras. Os produtos cosméticos desenvolvidos para animais de estimação incluem algumas categorias específicas. Veja mais sobre elas.
Shampoos
Os shampoos lideram a lista dos mais vendidos produtos cosméticos do mercado pet. Isso porque os veterinários recomendam que não se use produtos de humanos, como sabonetes e shampoos, nos pelos dos animais.
Portanto, produtos desenvolvidos especificamente para animais são muito saudáveis para eles, porque evita alergias e problemas de pele, além de contribuir para o bom crescimento dos pelos.
Condicionadores
Raças de cachorros e gatos que apresentam pelos longos necessitam de condicionadores para que a pelagem fique embaraçada.
Então o condicionador se tornou outro produto indispensável para os tutores, que além do cuidado estético, também querem combater a micose ou outros problemas na pele do animal.
Produtos para zonas específicas
Pensar nos cuidados de partes específicas do corpo do pet, como olhos e ouvidos, inclui produtos específicos para uma limpeza mais eficiente.
Um dos produtos que está em alta nas vendas é o shampoo próprio para o rosto, pois não irrita os olhos do pet durante o banho.
Perfumes
Um animalzinho bem cheiroso é tudo de bom! E para potencializar o efeito do banho, o perfume garante a sensação de limpeza por mais tempo.
Os kits com shampoos, condicionadores e perfumes garantem uma mistura harmoniosa de cheiros. Não é à toa que registram vendas consideravelmente maiores.
Creme dental
A higiene bucal também é muito importante para os pets. Escovar os dentes dos bichinhos ajuda a evitar problemas, como gengivite, cáries e tártaro.
A falta desses cuidados pode acarretar implicações mais sérias e afetar a saúde do pet. Essa limpeza precisa ser feita com um creme dental desenvolvido especialmente para cães e gatos, por ter uma fórmula mais suave e sem riscos aos animais.
Banho a seco
Por fim, se o objetivo é amenizar o odor e a sujeira do pet, mas a correria do dia a dia ou o frio não deixa tempo para lavá-lo com água, apostar no banho seco tem sido a melhor alternativa para os tutores.
O produto tem sido uma opção muito procurada para estes casos emergenciais. Mas lembrando que eles não substituem o banho tradicional, com água e shampoo.
Embalagens para produtos do mercado pet
Os produtos do mercado pet, especialmente o ramo de cosméticos, precisam ser embalados de forma segura, para a boa conservação dos produtos. E por isso, o PET se mostra um excelente material.
Trata-se de um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres. O PET é utilizado como fibra sintética, matéria-prima de embalagens, e também como resina para engenharia, combinada com a fibra de vidro.
E a produção de embalagens com este material garante uma variedade de opções, como cores, tamanhos, formas, entre outras.
Os frascos plásticos para o segmento de estética animal é uma das especialidades das embalagens Itali.
Aqui, oferecemos uma grande variedade de formas, tamanhos e cores para este mercado, que está em plena expansão e criatividade no Brasil.
O nosso Mix de Frascos Pet contempla tanto a linha boutique, para beleza e higiene, quanto a linha farmacêutica profissional veterinária, que se destacam cada vez mais no crescimento do mercado pet.
Itali: solução em embalagens
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Em nossos processos produtivos, usamos somente resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo o cuidado com o meio ambiente.
Temos o cuidado de fazer nosso próprio reaproveitamento de materiais, assim como uma parceria com empresas de assessoria e consultoria na área ambiental.
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