Português PT Español ES
Português PT Español ES
Na foto, um cachorro ao lado de vários brinquedos, uma almofada e uma tigela

Mercado pet: crescimento que se destaca no Brasil

O mercado pet no Brasil nadou contra a corrente da crise econômica em virtude da pandemia e registrou um crescimento de 13,5% em 2020. Com isso, o país ocupa a terceira posição do ranking mundial do segmento. 

Mas esse crescimento vem acontecendo desde antes da quarentena. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), em 2018 foram contabilizados nos lares brasileiros 139,3 milhões de animais de estimação, incluindo cães, aves, gatos, peixes, répteis e pequenos mamíferos.

Já em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, apresentaram dados da consulta feita pelo IBGE, neste período.

Esses dados foram divulgados em 2019 e mostram o reflexo de como esse segmento se destaca no Brasil, gerando emprego e renda. 

O que contribuiu para o crescimento do mercado pet?

A pandemia impulsionou os resultados do mercado pet, pois o setor foi incluído no comércio essencial, ou seja, que puderam ter seus estabelecimentos funcionando, mesmo com o fechamento do comércio, na fase de restrição ao isolamento. 

Com as pessoas passaram a ficar mais em casa, devido a adoção do modo de trabalho home office em muitas empresas, mais animais foram adotados. E quem já tinha animaizinhos de estimação passou mais tempo com eles

Assim, os cuidados também cresceram, e não apenas na saúde e higiene mas no consumo de acessórios, alimentos e brinquedos, muito oferecidos para distrair os pets enquanto se está em uma reunião online, por exemplo. 

O mundo online também ajudou no crescimento do mercado pet. Assim, e-commerces ampliaram o atendimento pela internet, o que resultou no aumento das vendas. 

Assim como empresas físicas, que viram nas redes sociais uma alternativa para se aproximar dos clientes e continuar o seu negócio. E igualmente, também registraram lucros. 

Pet cosméticos

Quem trabalha com pet shop certamente percebe que os pet cosméticos estão entre as mercadorias mais vendidas, atraindo mais clientes que querem investir na beleza e higiene dos seus amiguinhos. 

Por isso, é muito importante que eles não estejam em falta nas prateleiras. Os produtos cosméticos desenvolvidos para animais de estimação incluem algumas categorias específicas. Veja mais sobre elas. 

Shampoos

Os shampoos lideram a lista dos mais vendidos produtos cosméticos do mercado pet. Isso porque os veterinários recomendam que não se use produtos de humanos, como sabonetes e shampoos, nos pelos dos animais. 

Portanto, produtos desenvolvidos especificamente para animais são muito saudáveis para eles, porque evita alergias e problemas de pele, além de contribuir para o bom crescimento dos pelos. 

Condicionadores

Raças de cachorros e gatos que apresentam pelos longos necessitam de condicionadores para que a pelagem fique embaraçada.

Então o condicionador se tornou outro produto indispensável para os tutores, que  além do cuidado estético, também querem combater a micose ou outros problemas na pele do animal. 

Produtos para zonas específicas

Pensar nos cuidados de partes específicas do corpo do pet, como olhos e ouvidos, inclui produtos específicos para uma limpeza mais eficiente.

Um dos produtos que está em alta nas vendas é o shampoo próprio para o rosto, pois não irrita os olhos do pet durante o banho.

Perfumes

Um animalzinho bem cheiroso é tudo de bom! E para potencializar o efeito do banho, o perfume garante a sensação de limpeza por mais tempo.

Os kits com shampoos, condicionadores e perfumes garantem uma mistura harmoniosa de cheiros. Não é à toa que registram vendas consideravelmente maiores. 

Creme dental 

A higiene bucal também é muito importante para os pets. Escovar os dentes dos bichinhos ajuda a evitar problemas, como gengivite, cáries e tártaro. 

A falta desses cuidados pode acarretar implicações mais sérias e afetar a saúde do pet. Essa limpeza precisa ser feita com um creme dental desenvolvido especialmente para cães e gatos, por ter uma fórmula mais suave e sem riscos aos animais.

Banho a seco

Por fim, se o objetivo é amenizar o odor e a sujeira do pet, mas a correria do dia a dia ou o frio não deixa tempo para lavá-lo com água, apostar no banho seco tem sido a melhor alternativa para os tutores.

O produto tem sido uma opção muito procurada para estes casos emergenciais. Mas lembrando que eles não substituem o banho tradicional, com água e shampoo. 

Embalagens para produtos do mercado pet

Os produtos do mercado pet, especialmente o ramo de cosméticos, precisam ser embalados de forma segura, para a boa conservação dos produtos. E por isso, o PET se mostra um excelente material. 

Trata-se de um tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres. O PET é utilizado como fibra sintética, matéria-prima de embalagens, e também como resina para engenharia, combinada com a fibra de vidro.

E a produção de embalagens com este material garante uma variedade de opções, como cores, tamanhos, formas, entre outras. 

Os frascos plásticos para o segmento de estética animal é uma das especialidades das embalagens Itali. 

Aqui, oferecemos uma grande variedade de formas, tamanhos e cores para este mercado, que está em plena expansão e criatividade no Brasil. 

O nosso Mix de Frascos Pet contempla tanto a linha boutique, para beleza e higiene, quanto a linha farmacêutica profissional veterinária, que se destacam cada vez mais no crescimento do mercado pet.

Itali: solução em embalagens 

A Itali oferece, há quase meio século, soluções inteligentes em embalagens plásticas para apresentar o seu produto de forma mais atrativa e diferenciada no mercado!

Em nossos processos produtivos, usamos somente resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo o cuidado com o meio ambiente. 

Temos o cuidado de fazer nosso próprio  reaproveitamento de materiais, assim como uma parceria com empresas de assessoria e consultoria na área ambiental. 

Precisa de uma solução inteligente e criativa para as embalagens plásticas em sua empresa no mercado pet? Então acesse o nosso site e aproveite para solicitar hoje mesmo um orçamento com a Itali!

 

Gostou deste Artigo?

Compartilhar em facebook
Compartilhe no Facebokk
Compartilhar em twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar em pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu Comentário

Newsletter Itali

Cadastre-se e receba novidades exclusivas