Português PT Español ES
Português PT Español ES
Na imagem, frascos de cosméticos de plástico.

O que é batoque? Saiba mais sobre plástico descartável

Você sabe o que é batoque? Ele é uma espécie de plástico descartável, muito usado em recipientes de produtos cosméticos. 

Quando pensamos em embalagens de shampoos, condicionadores, cremes hidratantes, entre outros itens, geralmente os componentes lembrados são o frasco, a tampa e o rótulo, certo?

Mas o batoque é um subcomponente muito importante para a conservação e durabilidade da embalagem

Quer saber o que é o batoque e entender mais sobre ele? Então confira o nosso post e descubra mais detalhes do componente e o diferencial que ele faz nas embalagens. Continue conosco!

Afinal, o que é o batoque?

Vamos explicar o que é batoque. Trata-se daquela pecinha que é encontrada normalmente na região interna do gargalo de um frasco.

Essa peça apresenta diversas funções. Em um tubo de rímel, por exemplo, o batoque é encontrado no gargalo, para que o excesso de produto seja retirado da escovinha e assim ser aplicado nos cílios. 

Sem essa peça fundamental, seria muito mais difícil manusear o produto, com mais riscos de desperdícios.  

Porque as cerdas de uma escovinha de um rímel têm seu diâmetro maior que o furo da boca do tubo. E quando passa pelo pelo batoque, o excesso de produto fica retido ali e volta para dentro do tubo.

Assim, a escovinha tem  quantidade suficiente de rímel para serem usados, sem o risco de borrões e desperdício do produto. 

Em outros produtos, como o óleo de banho, por exemplo, o batoque também reduz a quantidade que sai do frasco. Como a boca da embalagem tem um diâmetro grande, certamente o seu uso seria mais difícil, com grande desperdício do produto. 

Com um pequeno furo no meio, o batoque limita a quantidade de produto que passa pelo bocal, deixando sair somente o, ideal para colocar na mão e passar no corpo. Ou mesmo ser aplicado direto no corpo, sem desperdiçar

Tipos de batoque

No total, existem três tipos diferentes de batoques que são inseridos nas embalagens de produtos cosméticos. 

Vamos explicar abaixo sobre cada um deles. Acompanhe.

Batoque cego

O primeiro tipo de batoque que vamos abordar é o chamado batoque cego. Semelhante aos demais tipos existentes, o seu diferencial é que não tem furo. 

Desta forma, a principal função deste tipo de batoque é vedar a embalagem para evitar o vazamento do produto, e assim garantir que ele não seja desperdiçado.

Cascaseal

Outro tipo que faz parte da família dos batoques é o cascaseal. Podemos explicar que é uma espécie de tampa sem rosca, que é inserida na boca dos potes de creme.

Seu objetivo é evitar que o produto tenha contato direto com a tampa. Assim, quando você desejar usar o produto, é necessário retirar essa peça. 

O uso do batoque cascaseal é comum em muitos tipos de dermocosméticos e em produtos que apresentam grande risco de contaminação microbiológica.

Disco de polexan

Por fim, há também batoque do tipo disco de polexan, uma peça que evita o vazamento em produtos líquidos como colônias e loções. No primeiro caso, ele é inserido no interior da válvula e no segundo caso é na parte superior da tampa.

Apesar de não ter uma grande importância no aspecto visual, pois fica escondido na embalagem, o batoque tem uma função grande para a proteção do produto e manter a sua qualidade por mais tempo. 

Quando se fala em embalagens para cosméticos, é fundamental que além da função visual, a proteção seja eficiente para garantir a confiança que o consumidor terá no produto que adquirir. 

A importância do batoque

Por isso que o batoque é importante. E praticamente não pode haver variação no tamanho dessa peça, porque isso pode comprometer a sua principal função nas embalagens. 

A vedação e o aspecto limitador de uso da quantidade do produto são as principais vantagens do batoque nas embalagens. 

E essa variação não pode existir devido a estar dentro das cavidades do molde. Porque, se for além do permitido durante o processo de injeção, pode causar problemas que comprometam o dimensional da peça.

Um dos grandes problemas no mercado é que ainda existem poucos fabricantes especializados na produção dessa peça, fundamental para a segurança dos produtos, dentro da embalagem. 

Porque  o material usado para injetar o batoque é o plástico polipropileno (PP), que garante a durabilidade na sua vedação das embalagens, o que evita que os produtos sejam desperdiçados. 

Conclusão

Muitas vezes em uma embalagem de cosmético, o frasco e a tampa ganham uma grande importância, mas saber o que batoque também é fundamental para a confecção das embalagens. 

Como abordado neste artigo, o plástico polipropileno (PP) é um material versátil e vantajoso para quem busca produção de embalagens plásticas de qualidade e também com economia, seja de tempo ou nas finanças, para a produção dos batoques. 

E por ser um material que gera impactos no meio ambiente, pode ser facilmente reciclado, trazendo diversas vantagens e até mesmo opções de renda para o consumidor. Mas com o descarte correto, ele pode ser reaproveitado em diversas situações. 

Por isso, a Itali trabalha somente resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo também o cuidado com o meio ambiente no desenvolvimento de embalagens plásticas. 

Temos o cuidado de fazer nosso próprio  reaproveitamento de materiais, assim como uma parceria com empresas de assessoria e consultoria na área ambiental. 

A Itali é uma empresa especializada no processo de transformação de termoplásticos há quase meio século. Começamos como fabricantes de moldes na década de 70 e atualmente nosso maior nicho de mercado está direcionado ao ramo de Embalagens Plásticas.

Acesse o nosso site e conheça todas as nossas opções de embalagens, frascos e tampas para apresentar o seu produto no mercado! E não esqueça de acompanhar as novidades em nosso blog!

Gostou deste Artigo?

Compartilhar em facebook
Compartilhe no Facebokk
Compartilhar em twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar em pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu Comentário

Newsletter Itali

Cadastre-se e receba novidades exclusivas