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Na foto, uma fileira com vários potes de cosméticos.

Rótulos de cosméticos: saiba quais informações são obrigatórias

Os rótulos de cosméticos carregam uma grande importância para as embalagens. Porque eles fornecem ao consumidor as principais informações sobre o produto. 

E em um mercado onde o apelo visual conta, isso é muito importante. Além do campo frontal com informações básicas dos cosméticos, os rótulos devem apresentar detalhes sobre componentes químicos, instruções de uso, entre outros detalhes essenciais. 

Vale ressaltar também que estas informações impressas nos rótulos de cosméticos não são definidas devido a preferências ou estéticas. Porque esses dados são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por isso, devem ser seguidos por todas as empresas.

Quer saber mais sobre os rótulos de cosméticos e que informações são obrigatórias? Então continue lendo este texto!

O que são os rótulos de cosméticos?

Os rótulos para cosméticos são o local na embalagem que informa ao consumidor tudo sobre determinado produto.

Por isso, é muito importante que as informações contidas nele sejam claras, para ajudar e orientar o consumidor sobre o produto cosmético que vai adquirir. 

Desta forma, a rotulagem do produto é obrigatória, de acordo com a Anvisa. Assim, os produtos estão prontos para serem oferecidos para consumo, contendo os dados necessários. E os rótulos de cosméticos são aliados fortes para o consumidor e o fabricante.

Quem regulamenta as informações nos rótulos?

Como citado anteriormente, é a Anvisa que regulamenta os rótulos dos produtos cosméticos. 

Porque o principal objetivo da agência é proteger e promover a saúde da população brasileira, atuando como agência reguladora em diversos segmentos, incluindo os cosméticos. 

Quais são as informações obrigatórias para os rótulos de cosméticos?

As Resoluções RDC 07/2015 e a RDC 432/2020 da Anvisa especificam todas as informações que a rotulagem para cosméticos deve conter. 

Assim, os dados obrigatórios que devem estar presentes nos rótulos são específicos, de acordo com o tipo de embalagem.

Embalagem primária

É a embalagem que tem contato direto com os produtos.Como exemplo podemos citar a garrafa de shampoo, o frasco de hidratante ou o envelope do sabonete. 

As informações que devem estar disponíveis nesses rótulos são:

  • nome do produto;
  • categoria que ele pertence;
  • lote;
  • data de vencimento;
  • marca;
  • modo de uso;
  • advertências ou restrições.

Embalagens secundárias

As embalagens secundárias são as que armazenam as embalagens primárias, como uma caixa que transporta vários itens de um mesmo produto. 

E nelas também são obrigatórios os rótulos de cosméticos. As informações que devem conter são:

  • nome do produto;
  • marca;
  • categoria
  • lote;
  • data de vencimento;
  • instrução de uso;
  • advertências e/ou restrições;
  • número de registro do produto;
  • descrição de conteúdo;
  • fabricante;
  • importador;
  • país de origem;
  • domicílio do fabricante, importador ou titular;
  • ingredientes/composição.

Rótulos de cosméticos específicos

E por fim, existem alguns tipos de rótulos de cosméticos destinados a produtos específicos. Ainda que existam as informações gerais determinadas pela Anvisa para os produtos cosméticos, existem algumas especificidades em determinados itens. 

Assim, a rotulagem ocorre de forma específica nos seguintes produtos:.

  • Aerossóis: as informações são para produto inflamável, não usar perto do fogo. Não perfurar nem incinerar. Não expor ao sol ou temperaturas altas. Na aplicação, proteger os olhos;
  • Neutralizantes, produtos que alisam ou ondulam cabelos, não podem ser aplicados no couro cabeludo se estiver irritado ou lesionado. Manter longe das crianças;
  • Clareadores e tinturas capilares: produto que pode causar reação alérgica, por isso é importante fazer a prova de toque (descrever). Não pode usar nos cílios e sobrancelhas;
  • e não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado. Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância. Manter fora do alcance das crianças.
  • Tinturas capilares com acetato de chumbo: não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado. Seu uso inadequado pode provocar intoxicação pelo chumbo. Use somente no couro cabeludo. Lavar as mãos após o uso. 
  • Depilatórios e epilatórios: não usar em áreas irritadas ou lesionadas e não deixar aplicado por tempo superior ao indicado. Não pode ser usado para se barbear. Caso haja contato com os olhos, lavar com água em abundância. 
  • Dentifrícios e enxaguatórios bucais com flúor: deve conter nome do composto de flúor utilizado e sua concentração. Também deve ter o modo de uso e não pode ser utilizado por crianças menores de 6 anos. 
  • Produtos antiperspirantes e antitranspirantes: somente usar em áreas indicadas. Não usar se a pele estiver irritada ou lesionada. Suspender o uso em caso de irritação. 
  • Tônicos capilares: em caso de eventual irritação no couro cabeludo, suspender o uso.

O que é proibido de ter em rótulos de cosméticos?

Os rótulos de cosméticos não podem conter desenhos, símbolos ou figuras que levem a interpretações falsas ou erro, quanto à finalidade do produto. Ou também a sua origem, e características.

Informações sem comprovação científica, como “matar bactérias” ou “protege a pele” também são vetadas para estes produtos. 

Os tipos de rótulos ideais para cosméticos

E quais são os tipos de rótulos de cosméticos ideais? Depende do tipo de embalagem que o produto é inserido. Mas no geral, os três mais comuns são:

  • Auto Adesivos: feitos para usar no papel ou plástico, são adesivados em polipropileno biorientado ou BOP, que é filme plástico com alta resistência.
  • Sleeve: este tipo de rotulagem é ideal para situações onde há muitas cores ou imagens na embalagem;
  • Gravação: é feita em serigrafia, ou gravação direta no frasco, sem precisar de equipamento para inserir as informações na embalagem.

Os rótulos para cosméticos são além de uma comunicação, mas uma prestação de serviço

para o consumidor, que tem conhecimento total sobre o produto logo na embalagem. Por isso a importância deles para o seu negócio.

A Itali oferece, há quase meio século, soluções inteligentes em embalagens plásticas personalizadas, para apresentar o seu produto de forma atrativa no mercado de cosméticos.

Na fabricação, usamos somente resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo também o cuidado com o meio ambiente. 

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