O plástico PET virou a sensação do momento, principalmente por revolucionar a fabricação de tecidos e embalagens.
Pode-se notar o quanto a sociedade o consome, sobretudo no formato de garrafas de refrigerante. Estas que posteriormente podem ser reutilizadas para diversos fins, como a reciclagem, por exemplo.
O PET surgiu na época da Segunda Guerra Mundial, em uma descoberta feita pelos cientistas por John Rex Whinfield e James Tennant Dickson. Mas foi a partir da década de 70 que o composto começou a ser usado na fabricação de produtos.
E com o passar dos anos ele assumiu um grande protagonismo em diversos setores, sobretudo o das embalagens.
Quer saber mais sobre o plástico PET, suas propriedades e aplicações? Então continue conosco e conheça detalhes interessantes sobre este material!
O que é plástico PET?
O PET, ou polímero Polietilenotereftalato, é um material muito moldável e por isso se tornou uma escolha em muitas indústrias que fabricam embalagens.
A nomenclatura do material se origina da palavra Poli (tereftalato de etileno), porque tecnicamente ele é um politereftalato de etileno.
Como já citado anteriormente, a dupla de cientistas John Rex Whinfield e James Tennant Dickson descobriram o PET enquanto faziam experimentos em laboratórios.
Em um deles, os cientistas trabalharam com o composto etilenoglicol. Então, notaram o aparecimento de um material pegajoso. Quando era esticado, dava origem a longas e resistentes fibras.
Esse material era um éster capaz de formar cadeias poliméricas, também chamadas de polímeros. Por causa disso, os cientistas definiram o nome de poliéster.
Até hoje o poliéster é usado na fabricação de tecido, com a grande vantagem que eles não amarrotam graças ao material.
Este pode ser um dos grandes motivos para o material estar há muitos anos no mercado, sem perder o posto de grande procura.
Mas além dos tecidos, o poliéster também foi empregado na fabricação de garrafas descartáveis, recebendo assim o nome de PET, se tornando oficialmente a definição própria para as embalagens compostas por este material.
As características do plástico PET
O plástico PET, como citamos no tópico anterior, é um tipo de poliéster muito usado na fabricação de embalagens plásticas, como as garrafas.
Essa fabricação se originou devido à necessidade da produção de garrafas maiores, mas que ao mesmo tempo tivessem um peso leve e fossem inquebráveis O objetivo era o armazenamento de bebidas com gás.
O PET apresenta características marcantes, como a transparência e resistência ao desgaste e à corrosão.
Ele também apresenta um acabamento muito resistente e que ao mesmo tempo é suave. Por isso, ele é bastante usado na fabricação de garrafas de bebidas, como água mineral, sucos, refrigerantes, energéticos, óleos comestíveis, produtos farmacêuticos, entre outros.
Outra característica importante do plástico PET é a sua baixa absorção de água e ser resistente às forças de tração, sendo similar ao do filme de alumínio.
Essa resistência pode alcançar até 1/3 à metade da do aço. E para completar, uma das maiores vantagens das garrafas PET é sua relação entre o peso de uma garrafa de dois litros, que tem aproximadamente 54 gramas e o seu conteúdo.
Ou seja, basta um pouco deste material para armazenar uma grande quantidade de produto. Diferente de uma garrafa de vidro, porque é necessário usar mais matéria-prima para armazenagem da mesma quantidade de produto.
Quais as vantagens de optar pelo plástico PET?
O principal benefício de optar pelo plástico PET é o custo-benefício que sua produção e sua reciclagem, sendo uma opção bem rentável na indústria.
Porque para quem quer economizar e também ter um produto de qualidade, escolher o material é a melhor alternativa.
Entre outras vantagens, podemos qualificar as seguintes:
- facilidade em moldar, tanto no quente quanto frio;
- suporta várias temperaturas;
- é moldado por termoformato;
- é atóxico;
- facilmente é cortado, sem precisar de muitos equipamentos ou grande esforço;
- pode ser colado sobre outras superfícies, como papelão, isopor, paredes, madeira, chapas de aço, entre outros;
- pode receber impressão.
Mas vale ressaltar que o plástico PER não pode ter contato direto com produtos químicos, se não passar por um tratamento específico anteriormente. Isso vale muito para impressão, pois a tinta precisa ser compatível com as suas propriedades e assim garantir a sua qualidade.
Principais aplicações
Pelo fato de o plástico PET ser um esse material bem versátil, pode ser usado para diversas aplicações. Isso inclui ambientes internos e também a confecção de diversos objetos.
Assim, este material se torna um investimento mais acessível, apresentando também a reciclagem como opção de sustentabilidade e responsabilidade ecológica, com o descarte correto do produto.
Essa versatilidade em aplicação permite que o plástico PET seja usado em diferentes formas, como por exemplo:
- em formato de displays;
- urnas;
- na proteção de máquinas na indústria;
- equipamentos de refrigeração;
- aplicações hospitalares;
- viseiras de proteção contra a Covid-19;
- estandes de vendas;
- recipientes de alimentos;
- paredes;
- telhas termoacústicas.
- embalagens.
Conclusão
Como abordado neste artigo, o plástico PET é um material versátil e vantajoso para quem busca produção de embalagens plásticas de qualidade e também com economia, seja de tempo ou nas finanças.
E por ser um material que gera impactos no meio ambiente, pode ser facilmente reciclado, trazendo diversas vantagens e até mesmo opções de renda para o consumidor. Mas com o descarte correto, ele pode ser reaproveitado em diversas situações.
E a a indústria recicladora de PET no Brasil está mais consolidada e a conscientização da reciclagem e menor impacto no meio ambiente é abrangente.
Por isso, a Itali trabalha somente resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo também o cuidado com o meio ambiente no desenvolvimento de embalagens plásticas.
Temos o cuidado de fazer nosso próprio reaproveitamento de materiais, assim como uma parceria com empresas de assessoria e consultoria na área ambiental.
A Itali é uma empresa especializada no processo de transformação de termoplásticos a quase meio século. Começamos como fabricantes de moldes na década de 70 e atualmente nosso maior nicho de mercado esta direcionado ao ramo de Embalagens Plásticas.
Acesse o nosso site e conheça todas as nossas opções de embalagens, frascos e tampas para apresentar o seu produto no mercado!