Português PT Español ES
Português PT Español ES
Imagem de acessórios para pets

Plástico PET: saiba o que é e conheça as suas aplicações

O plástico PET virou a sensação do momento, principalmente por revolucionar a fabricação de tecidos e embalagens.

Pode-se notar o quanto a sociedade o consome, sobretudo no formato de garrafas de refrigerante. Estas que posteriormente podem ser reutilizadas para diversos fins, como a reciclagem, por exemplo. 

O PET surgiu na época da Segunda Guerra Mundial, em uma descoberta feita pelos cientistas por John Rex Whinfield e James Tennant Dickson. Mas foi a partir da década de 70 que o composto começou a ser usado na fabricação de produtos.

E com o passar dos anos ele assumiu um grande protagonismo em diversos setores, sobretudo o das embalagens. 

Quer saber mais sobre o plástico PET, suas propriedades e aplicações? Então continue conosco e conheça detalhes interessantes sobre este material!

O que é plástico PET?

O PET, ou polímero Polietilenotereftalato, é um material muito moldável e por isso se tornou uma escolha em muitas indústrias que fabricam embalagens. 

A nomenclatura do material se origina da palavra Poli (tereftalato de etileno), porque tecnicamente ele é um politereftalato de etileno. 

Como já citado anteriormente, a dupla de cientistas John Rex Whinfield e James Tennant Dickson descobriram o PET enquanto faziam experimentos em laboratórios. 

Em um deles, os cientistas trabalharam com o composto etilenoglicol. Então, notaram o aparecimento de um material pegajoso. Quando era esticado, dava origem a longas e resistentes fibras. 

Esse material era um éster capaz de formar cadeias poliméricas, também chamadas de polímeros. Por causa disso, os cientistas definiram o nome de poliéster.

Até hoje o poliéster é usado na fabricação de tecido, com a grande vantagem que eles não amarrotam graças ao material. 

Este pode ser um dos grandes motivos para o material estar há muitos anos no mercado, sem perder o posto de grande procura.

Mas além dos tecidos, o poliéster também foi empregado na fabricação de garrafas descartáveis, recebendo assim o nome de  PET,  se tornando oficialmente a definição própria para as embalagens compostas por este material. 

As características do plástico PET

O plástico PET, como citamos no tópico anterior, é um tipo de poliéster muito usado na fabricação de embalagens plásticas, como as garrafas. 

Essa fabricação se originou devido à necessidade da produção de garrafas maiores, mas que ao mesmo tempo tivessem um peso leve e fossem inquebráveis O objetivo era o armazenamento de bebidas com gás. 

O PET apresenta características marcantes, como a transparência e resistência ao desgaste e à corrosão. 

Ele também apresenta um acabamento muito resistente e que ao mesmo tempo é suave. Por isso, ele é bastante usado na fabricação de garrafas de bebidas, como água mineral, sucos, refrigerantes, energéticos, óleos comestíveis, produtos farmacêuticos, entre outros. 

Outra característica importante do plástico PET é a sua baixa absorção de água e ser resistente às forças de tração, sendo similar ao do filme de alumínio. 

Essa resistência pode alcançar até 1/3 à metade da do aço. E para completar, uma das maiores vantagens das garrafas PET é sua relação entre o peso de uma garrafa de dois litros, que tem aproximadamente 54 gramas e o seu conteúdo.

Ou seja, basta um pouco deste material para armazenar uma grande quantidade de produto. Diferente de uma garrafa de vidro, porque é necessário usar mais matéria-prima para armazenagem da mesma quantidade de produto. 

Quais as vantagens de optar pelo plástico PET?

O principal benefício de optar pelo plástico PET é o custo-benefício que sua produção e sua reciclagem, sendo uma opção bem rentável na indústria. 

Porque para quem quer economizar e também ter um produto de qualidade, escolher o material é a melhor alternativa. 

Entre outras vantagens, podemos qualificar as seguintes: 

  • facilidade em moldar, tanto no quente quanto frio;
  • suporta várias temperaturas;
  • é moldado por termoformato;
  • é atóxico;
  • facilmente é cortado, sem precisar de muitos equipamentos ou grande esforço;
  • pode ser colado sobre outras superfícies, como papelão, isopor, paredes, madeira, chapas de aço, entre outros;
  • pode receber impressão.

Mas vale ressaltar que o plástico PER não pode ter contato direto com produtos químicos, se não passar por um tratamento específico anteriormente. Isso vale muito para impressão, pois a tinta precisa ser compatível com as suas propriedades e assim garantir a sua qualidade. 

Principais aplicações 

Pelo fato de o plástico PET ser um esse material bem versátil, pode ser usado para diversas aplicações. Isso inclui ambientes internos e também a confecção de diversos objetos. 

Assim, este material se torna um investimento mais acessível, apresentando também a reciclagem como opção de sustentabilidade e responsabilidade ecológica, com o descarte correto do produto. 

Essa versatilidade em aplicação permite que o plástico PET seja usado em diferentes formas, como por exemplo: 

  • em formato de displays;
  • urnas;
  • na proteção de máquinas na indústria;
  • equipamentos de refrigeração;
  • aplicações hospitalares;
  • viseiras de proteção contra a Covid-19;
  • estandes de vendas;
  • recipientes de alimentos;
  • paredes;
  • telhas termoacústicas.
  • embalagens.

Conclusão

Como abordado neste artigo, o plástico PET é um material versátil e vantajoso para quem busca produção de embalagens plásticas de qualidade e também com economia, seja de tempo ou nas finanças. 

E por ser um material que gera impactos no meio ambiente, pode ser facilmente reciclado, trazendo diversas vantagens e até mesmo opções de renda para o consumidor. Mas com o descarte correto, ele pode ser reaproveitado em diversas situações. 

E a a indústria recicladora de PET no Brasil está mais consolidada e a conscientização da reciclagem e menor impacto no meio ambiente é abrangente. 

Por isso, a Itali trabalha somente resinas que podem ser totalmente recicladas, garantindo também o cuidado com o meio ambiente no desenvolvimento de embalagens plásticas. 

Temos o cuidado de fazer nosso próprio  reaproveitamento de materiais, assim como uma parceria com empresas de assessoria e consultoria na área ambiental. 

A Itali é uma empresa especializada no processo de transformação de termoplásticos a quase meio século. Começamos como fabricantes de moldes na década de 70 e atualmente nosso maior nicho de mercado esta direcionado ao ramo de Embalagens Plásticas.

Acesse o nosso site e conheça todas as nossas opções de embalagens, frascos e tampas para apresentar o seu produto no mercado! 

 

Gostou deste Artigo?

Compartilhar em facebook
Compartilhe no Facebokk
Compartilhar em twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar em pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu Comentário

Newsletter Itali

Cadastre-se e receba novidades exclusivas