Português PT Español ES
Português PT Español ES

Plástico reciclado: entenda como funciona e qual a sua importância

O plástico reciclado tem uma grande importância na fabricação de produtos. Essa é uma maneira de contribuir significativamente para a redução dos impactos que o material pode causar à natureza. 

Por ser resistente a diversos agentes externos, o plástico costuma ser a escolha para a embalagem de diversos tipos de produtos. 

Contudo, o descarte incorreto de embalagens pode causar danos a curto e longo prazo para o meio ambiente. Felizmente, muita coisa mudou com o passar dos anos e a reciclagem do material tornou- se mais conhecida. 

Mas porque isso é tão importante assim? Para explicar melhor sobre essa questão, preparamos este post com mais detalhes sobre o plástico reciclado e como funciona este processo de transformação do material. Então continue conosco e boa leitura!

O que é o plástico reciclado?

O plástico reciclado tem como principal característica um símbolo em forma de triângulo, que indica que ele é feito com um material reciclável.

Para chegar nesta etapa, o plástico passou pelos seguintes processos:

  • coleta e separação, de acordo com o tipo de material;
  • revalorização, onde é feito um processo que faz o material voltar à matéria-prima;
  • transformação, fase final, onde um novo produto é feito.

Apesar de ter se iniciado ainda na década de 1970, a reciclagem do plástico é desconhecida para milhões de brasileiros.

Porque um terço do lixo produzido nos lares é composto por embalagens, e são descartadas após o uso inicial, somando cerca de 80% do total.

E com isso, aterros sanitários e oceanos ficam sobrecarregados e poluídos em diversos países. No Brasil, cerca de 25 mil toneladas de embalagens vão parar no lixo

Mas a reciclagem surge como uma solução para transformar o plástico. Porque graças à flexibilidade proporcionada pelos polímeros, um derivado do petróleo existente em sua estrutura, ele pode ser facilmente moldado. 

E essa é uma das características positivas do plástico, ao lado de outras que se destacam, como a sua  resistência, durabilidade, baixo peso, longa vida, entre outras.  

E no processo de reciclagem, quase todos os tipos de plásticos são reaproveitados. Desde o politereftalato de etileno, o famoso PET usado em garrafas, até o cloreto de polivinila, ou PVC. 

Mas existem produtos derivados do plástico que não podem ser reciclados, como é o caso das  fraldas descartáveis, embalagens de bombom ou com tampas metalizadas. 

Como funciona este processo?

O plástico reciclado passa por processo de transformação após o seu uso inicial. Essa reciclagem inclui as três etapas, da separação, revalorização e transformação. 

Durante a sua coleta, todo tipo de plástico é separado do lixo comum, incluindo os que podem ser recicláveis. Assim, eles irão para um local distinto.

O próximo passo é a revalorização, onde o plástico volta a ser matéria-prima para depois  virar um novo produto. 

Após o recebimento do plástico colhido por catadores ou empresas de coleta seletiva, o material passa pela triagem para a separação dos plásticos de acordo com o tipo. Essa é uma etapa muito importante. 

Depois, o plástico reciclado será colocado em um moinho, onde será lavado e ficará seco. É chegada a hora da aglutinação, onde o material é aquecido, recebe aditivos e fica homogêneo.

Essa etapa contribui para que ele possa ser transformado em matéria-prima novamente. Na transformação, o plástico é picotado ou ensacado, posteriormente sendo encaminhado às fábricas de artefatos plásticos.

Assim, ele está pronto para ser reutilizado, seja em sua forma pura, misturada com resina virgem ou com outros materiais, que ganham novos produtos por meio do plástico reciclado

Porque reciclar o plástico é importante?

O descarte incorreto do plástico deixa milhões de resíduos acumulados nos aterros sanitários. Por isso, o material acaba não sendo sustentável, mesmo com todas as suas vantagens em relação à economia.

O plástico é um material que demora de seis meses a 100 anos para se decompor, dependendo do produto que foi descartado. E o grande motivo é a sua resistência e durabilidade. 

Então o plástico reciclado é importante para diminuir os impactos e evitar a poluição em rios, matas, mares e nos centros urbanos. 

Ele é uma opção sustentável de reaproveitamento de material, podendo ser usado para uso doméstico ou mesmo em artigos artesanais, por exemplo. 

Quais são os desafios de fazer plástico reciclado no Brasil?

Fazer o plástico reciclado no Brasil, mesmo que seja um processo com vantagens para a economia e o meio ambiente, ainda é um desafio. 

Porque o país precisa de mais investimentos nesta atividade, seja ele do setor público ou privado. Já que apenas 1,3% de todo o plástico produzido no país é reciclado.

E somado a um longo caminho que deve ser percorrido, é preciso que setor público, empresas e a população criem uma consciência sobre a importância de reciclar não apenas o plástico, como outros resíduos sólidos. 

Conclusão

Neste post você acompanhou mais informações sobre o plástico reciclado, como funciona o processo de reciclagem e qual a importância dele, especialmente no Brasil. 

E a Itali é uma empresa consciente de sua responsabilidade socioambiental. Em nossos processos produtivos utilizamos apenas resinas que podem ser totalmente recicladas. 

Temos o cuidado de fazer nosso próprio  reaproveitamento de materiais, sempre que possível, assegurando-nos de manter as resinas plásticas isentas de qualquer tipo de contaminante e sem comprometer a qualidade final do produto. 

Os demais resíduos gerados em nosso processo produtivo são encaminhados para empresas totalmente qualificadas e certificadas pelos órgãos ambientais que regulam e homologam tais serviços. 

Assim como a Itali, é uma empresa preocupada em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente

Gostou de conhecer mais sobre o plástico reciclado? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que este importante conteúdo alcance os seus amigos, familiares e outros contatos.

E não deixe de acompanhar as novidades sobre o mercado de plástico e embalagens no blog da Itali. Aqui atualizamos nossos conteúdos para levar você a melhor e mais completa informação deste assunto. 

 

Gostou deste Artigo?

Compartilhar em facebook
Compartilhe no Facebokk
Compartilhar em twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar em pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe seu Comentário

Newsletter Itali

Cadastre-se e receba novidades exclusivas